O balão intragástrico é um dispositivo em forma de bola, colocado no estômago e preenchido com soro fisiológico. Sua função é aumentar a saciedade, auxiliando na perda de peso.
Quem pode colocar o balão intragástrico?
Qualquer pessoa que esteja em tratamento para perda de peso, que não tenha doenças do esôfago ou do estômago, ou que não tenham sido submetidas a cirurgias nestes órgãos, a princípio pode usar o balão intragástrico.
Pacientes que não tem indicação de cirurgia bariátrica podem se beneficiar do balão como uma das estratégias de perda de peso. E pacientes com indicação de bariátrica, mas que tem risco alto de complicações para cirurgia, podem usar o balão para perder algum peso e reduzir estes riscos, operando em seguida.
Quais os resultados?
Como seus resultados se situam em torno de 10% a 20% de perda de peso total, é importante que o paciente e seu médico avaliem se estes resultados esperados vão satisfazer o controle da obesidade.
É importante lembrar que os resultados de qualquer tipo de tratamento para obesidade envolvem 3 metas: eficácia (resolução da obesidade), durabilidade (os resultados permanecem ao longo do tempo) e segurança (poucas complicações).
O balão intragástrico é um dispositivo temporário, com duração entre 4 meses a 1 ano, a depender do modelo adotado. O paciente, antes da colocação do balão, passa por uma avaliação nutricional, precisando corrigir hábitos alimentares ruins. Além disso, manter uma rotina saudável de atividades físicas é fundamental. A combinação entre balão e estilo de vida saudável é importante para se atingir os melhores resultados da perda de peso. E também para evitar o reganho do peso no futuro.
Do mesmo jeito que na cirurgia bariátrica, os melhores resultados sempre vêm associados a alimentação saudável e atividade física rotineira.
Link para nosso post de cirurgia bariátrica
Link para nosso post de obesidade e IMC
Como colocam o balão intragástrico?
O médico coloca e retira o balão por endoscopia, nos modelos tradicionais, de duração entre 6 meses e 1 ano. E foi recentemente disponibilizado o balão deglutível. O paciente engole o balão murcho, após um treinamento. Uma sonda fina conectada ao balão permite que o médico injete líquido, até a sua capacidade padrão, e depois a desconecta e retira; e após cerca de 4 meses ele se dissolve no estômago.
Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo
Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!
Você também pode gostar:
- Balão Intragástrico
- Cirurgia Bariátrica em Pacientes com Diabetes tipo 2
- Suplementação após a Cirurgia Bariátrica
- PÓLIPOS DE VESÍCULA BILIAR
- Bypass Gástrico e Sleeve