Cirurgia Bariátrica em Pacientes com Diabetes tipo 2

Ttrabalhos científicos dos últimos anos mostraram que as modificações das cirurgias bariátricas estimulavam hormônios intestinais, e estes tinham efeito no pâncreas, melhorando a produção e efeito da insulina.

O problema do Diabetes

A estimativa atual é de que 10% da população brasileira tenha diabetes, sendo que 90% dos casos seja do tipo 2. O diabetes tipo 2 tem como fatores causais a obesidade, dieta rica em açúcares e sedentarismo. A doença leve a insulina produzida pelo pâncreas ser insuficiente para controlar a glicemia (resistência insulínica). E com o aumento dos casos de obesidade na população adulta e em crianças e adolescentes, as taxas de diabetes vem crescendo de maneira proporcional. Mas a cirurgia bariátrica em pacientes com diabetes tipo 2 pode ajudar a controlar essa doença!

Efeito das Cirurgias Bariátricas em Pacientes com Diabetes tipo 2

A cirurgia bariátrica promove a perda de peso em pacientes com obesidade severa, ajudando a controlar a glicemia. Inicialmente se pensava que o efeito era devido somente à redução do peso.

Porém, foi notado que o controle da glicemia acontecia nos primeiros dias, antes de ocorrer uma perda de peso importante. E trabalhos científicos dos últimos anos mostraram que as modificações das cirurgias bariátricas estimulavam hormônios intestinais, e estes tinham efeito no pâncreas, melhorando a produção e efeito da insulina.

E por conta disso, hoje usamos o termo cirurgia metabólica junto com a cirurgia bariátrica.

Quais pacientes com diabetes tipo 2 podem se beneficiar mais da cirurgia bariátrica?

Pacientes com diagnóstico recente de diabetes tipo 2, em uso de poucas medicações, parecem se beneficiar mais da cirurgia; e o efeito da cirurgia é bem maior nos primeiros 8-10 anos. Mas todos os pacientes apresentam ganhos, com bom controle da doença, e redução de risco de complicações e mortalidade. Atualmente se investiga que nem todo paciente com diabetes tipo 2 é igual a outro, existem subtipos, com diferenças que podem ajudar a escolher melhor os diversos tipos de medicações, e também cirurgia.

Diabetes é uma doença associada à obesidade

A doença diabetes tipo 2 é uma das comorbidades que podem indicar a cirurgia bariátrica e metabólica nos pacientes com obesidade moderada (IMC entre 35 e 39). Mas portadores de diabetes tipo 2 de difícil controle, com IMC entre 30 e 34, também podem ter indicação cirúrgica.

Novas técnicas de cirurgia bariátrica e metabólica

Além do bypass gástrico e sleeve, técnicas já autorizadas no nosso país, outros procedimentos, como SADI-S, Bipartição intestinal, aguardam regulamentação das entidades de saúde para indicação fora de ambiente de pesquisa. Com isso, procedimentos com caráter mais metabólico, voltados não só para a perda de peso, mas para o controle das comorbidades, o diabetes tipo 2 sendo uma das principais, estarão disponíveis para nossa população.

Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo

Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.