Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica em João Pessoa–PB
No final de outubro deste ano, ocorreu o Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. É o evento anual da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Cada ano em uma cidade diferente do país, em 2024 foi a vez de João Pessoa–PB.
Além de buscarmos novidades que melhorem os tratamentos oferecidos aos pacientes que sofrem com obesidade, aproveitamos para rever e trocar informações com outros colegas de todo o Brasil.
Novidades do Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica
Neste ano, estamos aguardando dados científicos e aceitação das novas cirurgias em estudo, a fim de uma provável regulamentação oficial. Técnicas como OAGB (“bypass gástrico com anastomose única”), Bipartição Intestinal, SADI-S (“bypass duodeno-ileal com anastomose única e gastrectomia a sleeve”), poderão ser liberadas para indicação de rotina. Ou não, uma vez que dependem de muitos relatórios e reuniões em diversas instâncias das agências reguladoras.
Reoperações para reganho de peso, apesar de mais frequentes, ainda são uma fonte de discussão da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (sbcbm.org.br), sendo reforçado ainda mais o papel da equipe multidisciplinar.
E estamos em uma época em que as novas medicações para obesidade (“canetinhas”) viraram uma febre, ao passo que muitos colegas Clínicos já profetizaram o fim da cirurgia bariátrica.
A importância da equipe multidisciplinar
Em um congresso de Cirurgiões Bariátricos, convidamos bons Endocrinologistas para trocar informações, e foi o que tivemos neste Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica. Excelentes palestras mostraram o poder das medicações, como um apoio antes, durante e depois da cirurgia. Cada paciente deve ter seu tratamento individualizado e há espaço para medicamentos e para as cirurgias. A avaliação da equipe multidisciplinar (Cirurgião, Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo, Preparador Físico, etc.), analisando o peso, doenças associadas, perfil sócio-econômico, expectativas do paciente, entre outras variáveis, orienta qual o tratamento mais indicado.
Em termos numéricos, os resultados até o momento dos diversos tipos de tratamento para redução de peso no longo prazo são:
— Mudanças do estilo de vida = 5% de redução do peso
— Medicações atuais = 10% de redução do peso
— Novas medicações = 15% a 25% de redução do peso
— Cirurgia Bariátrica = 30% de redução do peso
— Terapias combinadas = 35% de redução do peso
Obesidade é uma doença crônica, e devemos tratar como tal!
E finalmente, a obesidade é considerada uma doença crônica e progressiva. O tratamento é para toda a vida, semelhante ao diabetes e hipertensão arterial. Tudo que se fala em termos de terapias é para longo prazo, nesses casos, a Cirurgia Bariátrica, nos pacientes com obesidade grau 3 e com grau 2 com doenças associadas, tem uma atuação muito importante, porque seu efeito é contínuo durante a vida.
Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo
Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!
Você também pode gostar:
- Balão Intragástrico
- Cirurgia Bariátrica em Pacientes com Diabetes tipo 2
- Suplementação após a Cirurgia Bariátrica
- PÓLIPOS DE VESÍCULA BILIAR
- Bypass Gástrico e Sleeve