Cirurgia Bariátrica: ainda estamos longe de chegar a quem precisa!

Um tema tão falado na mídia, a cirurgia bariátrica no Brasil não chega a todos os portadores de obesidade grau 2 e 3. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (sbcbm.org.br) estimou que, em 2023, o Brasil realizou 80 mil cirurgias bariátricas. Porém, também analisou que de 8 milhões de brasileiros são portadores de obesidade em níveis de indicação cirúrgica. Somente alcançamos perto de 1% dos casos!

A Cirurgia Bariátrica vem se aprimorando.

A cirurgia bariátrica se desenvolve constantemente, desde sua incorporação como tratamento aos portadores de obesidade, nos anos 1990 e começo dos anos 2000. O desenvolvimento da videolaparoscopia e da robótica, melhoraram a visualização e reduzindo tempo de recuperação. E as equipes médicas mais preparadas, com constante aperfeiçoamento nas técnicas cirúrgicas, reduziram cada vez mais as taxas de complicações.

Benefícios da Cirurgia

A cirurgia melhora doenças cardíacas, hipertensão, diabetes tipo 2, entre várias outras. O efeito benéfico não é só individual, mas se reflete em redução de custos para a saúde pública e privada. Isso é mais evidente porque se sabe que as taxas de obesidade dispararam no mundo, nas últimas décadas. E só no Brasil, 48% dos adultos terá sobrepeso e 27% terá obesidade até 2044. A consequência disso é que mais pacientes estarão em risco de doenças associadas e de mortalidade!

E fora do Brasil, temos a estatísticas dos Estados Unidos da América, onde a obesidade é um problema ainda mais grave. Mas vários países por todo o mundo precisam lidar, à sua maneira, com o problema da obesidade e suas doenças associadas.

Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Falando no diabetes tipo 2, estudos dos últimos anos identificaram que a cirurgia bariátrica estimula hormônios no intestino. E esses hormônios estimulam o pâncreas no metabolismo da insulina. A cirurgia já consegue, nos primeiros dias, levar ao controle da doença, por tempo prolongado! E com isso, o termo “metabólica” foi adicionado à definição da cirurgia, porque os benefícios não são só na balança, mas também no metabolismo do paciente. E antes mesmo de uma perda de peso significativa.

O papel da classe médica em relação à obesidade

As sociedades especialidades clínicas, como Endocrinologia, Cardiologia, entre outras, estão mais cada vez mais conscientes de que a obesidade atrapalha o tratamento de seus pacientes. E deve ser tratada com seriedade, não somente como um aconselhamento. E em muitos casos, a indicação da cirurgia bariátrica pode ser uma opção válida nas primeiras, e não como uma solução para último caso.

Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo

Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.