HÉRNIA INGUINAL

A hérnia inguinal é um dos tipos de hérnia abdominal mais comuns. Pode se manifestar como dor ou um abaulamento na virilha, ou perto dos testículos no caso do homem, principalmente após algum esforço físico.

Uma hérnia abdominal aparece quando estruturas do abdome fazem pressão contra um ponto de fraqueza muscular, assim como por uma abertura já existente.

Nossos músculos são fortes o bastante para manter os intestinos e outros órgãos no lugar, mas uma hérnia pode se desenvolver em pontos de fraqueza.

O que causa a hérnia inguinal?

Ela geralmente aparece quando tecido gorduroso ou parte do nosso intestino força passagem pela musculatura da virilha. Nesse local existe um ponto de fraqueza chamado canal inguinal.

Além disso, as hérnias inguinais são mais comuns em homens, podendo aparecer em qualquer idade. O canal inguinal no homem é um ponto de passagem dos testículos, que se desenvolvem junto aos rins do feto, e migram para a bolsa escrotal durante a gestação. E esse canal tende a se fechar logo após, mas em alguns casos isso não acontece, e pode ocasionar a hérnia, mais evidente nos jovens. No idoso, o fator principal é o enfraquecimento da musculatura da virilha. Tabagismo, obesidade e diabetes podem também aumentar o risco.

Como tratar a hérnia inguinal?

O tratamento é por cirurgia, com o intuito de reposicionar o conteúdo abdominal, que migrou pelo canal inguinal, para dentro do abdome. E também com a colocação de uma tela, fortalecendo a região, impedindo que novas hérnias ocorram.

O objetivo da cirurgia é aliviar sintomas, e prevenir complicações:

— Obstrução (encarceramento): parte do intestino fica presa, causando dor persistente, náuseas e vômitos;

— Estrangulamento: é a interrupção do fluxo de sangue para o intestino preso, com risco de necrose e perfuração intestinal.

A cirurgia pode ser feita aberta, por meio de um corte na virilha. É uma abordagem mais antiga, mais de alta eficiência.

E atualmente damos preferência à cirurgia videolaparoscópica. O acesso é por 3 pequenos cortes no abdome, resultando em menos dor e com recuperação mais rápida no pós-operatório.

Hérnia femoral:

É uma hérnia mais rara, também localizada na virilha, porém em um local onde a veia e artéria femorais saem do abdome em direção à perna.

Ocorre mais em mulheres, devido à pelve feminina ser mais larga. Seus sintomas também tem relação com esforços.

O tratamento cirúrgico sempre é indicado, mesmo sem sintomas, porque complicações como obstrução e estrangulamento são mais frequentes.

A cirurgia é semelhante às das hérnias inguinais, com colocação de tela, e podendo ser feita por via aberta ou por videolaparoscopia.

Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo

Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!

Você também pode gostar:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.