A cirurgia bariátrica é um conjunto de procedimentos destinados a promover uma perda de peso significativa e duradoura em pacientes com obesidade. Além de ajudar na redução do peso, a cirurgia bariátrica tem um impacto positivo em várias condições de saúde relacionadas à obesidade, como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono e doenças cardíacas.
Esses procedimentos funcionam ao limitar a quantidade de alimento que o estômago pode armazenar, ao reduzir a absorção de nutrientes, ou ambos. Da mesma forma, comprovou-se recentemente que a cirurgia bariátrica ativa hormônios intestinais que melhoram a saciedade e o controle da glicemia.
E quando está indicada?
A cirurgia bariátrica tem indicações precisas. Em primeiro lugar, o paciente precisa ter passado por tentativas anteriores de perda de peso, com acompanhamento Médico, de Nutricionista, Psicólogo, além de atividades físicas. Além disso, usamos o “Índice de Massa Corpórea — IMC”, uma fórmula que usa o peso e a altura para indicar qual o grau de obesidade. IMC acima de 40 (obesidade grau 3 / severa), tem indicação de cirurgia. Contudo, índices entre 35 e 40 (obesidade grau 2 / moderada) podem ter indicação, baseados na presença de doenças associadas à obesidade. Atualmente, pacientes com IMC abaixo de 35 podem ter indicação de cirurgia nos casos de diabetes tipo 2 de difícil controle.
Doenças associadas à obesidade que influenciam na indicação da cirurgia:
- Hipertensão arterial sistêmica
- Diabetes melittus tipo 2
- Doenças cardiovasculares
- Dislipidemia
- Doença hepática gordurosa não alcoólica
- Doença do refluxo
- Ovários policísticos
- Infertilidade masculina e feminina
- Disfunção erétil
- Hérnia de disco
- Problemas nas articulações
- Dificuldades respiratórias e apnéia do sono
- Gota
- Pedras na vesícula
- Certos tipos de câncer
- Apneia do sono
- Doença renal
- Osteoartrose
- Incontinência urinária de esforço
- Problemas psicológicos
Qual técnica de cirurgia bariátrica escolher?
Bypass Gástrico
O Bypass Gástrico é uma técnica consolidada ao longo do tempo, envolvendo a criação de uma pequena bolsa no estômago, juntamente com o desvio do intestino. Esta técnica reduz a ingestão de alimentos e a absorção de calorias, além de estimular hormônios que regulam a saciedade e o controle da glicemia, promovendo perda de peso de forma eficaz.
Sleeve Gástrico (Gastrectomia Vertical):
O Sleeve Gástrico, ou gastrectomia vertical, é outra alternativa eficaz, envolvendo a remoção de parte do estômago, que toma a forma de um tubo estreito. Esta abordagem reduz a capacidade do estômago, além de regular a produção de hormônios que controlam a fome e a glicemia, em menor intensidade. Também é uma escolha eficaz para perda de peso sustentável, sendo discutida na avaliação pré-operatória.
E como escolher qual a Cirurgia Bariátrica?
Finalmente, a escolha da técnica ideal de cirurgia bariátrica deve ser individualizada, considerando as necessidades específicas, condições de saúde e objetivos de cada paciente. Afinal, a avaliação cuidadosa e a orientação de um especialista são fundamentais para determinar a melhor abordagem para cada caso.
Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo
Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!
Você também pode gostar:
- Balão Intragástrico
- Cirurgia Bariátrica em Pacientes com Diabetes tipo 2
- Suplementação após a Cirurgia Bariátrica
- PÓLIPOS DE VESÍCULA BILIAR
- Bypass Gástrico e Sleeve