Os pólipos de vesícula biliar são tumores que aparecem no revestimento interno da vesícula. A maioria são benignos e não causam sintomas. Podem ser causados por inflamação, depósitos de colesterol ou crescimento celular anormal. Mas somente cerca de 0,5% tornam-se câncer.
O que é a vesícula biliar?
É um órgão em forma de saco, localizado abaixo do fígado. Ela armazena e concentra a bile produzida pelo fígado. E ajuda no processo de digestão de gorduras, despejando a bile no intestino.
Pólipos de vesícula biliar são comuns?
Cerca de 4% a 7% dos adultos podem desenvolver pólipos. Mas somente 5% destes pólipos tem potencial para se transformar em câncer. A maioria são pólipos falsos (pseudopólipos), em resumo apenas depósitos de colesterol fixos na parede interna da vesícula. Pólipos inflamatórios também podem ocorrer decorrentes de inflamação crônica da vesícula biliar.
Quais os sintomas dos pólipos?
Normalmente não causam sintomas, e a inflamação crônica da vesícula biliar por cálculos acaba sendo a causa mais frequente de queixas.
Saiba mais sobre inflamação da vesícula biliar!
Como diagnosticar os pólipos de vesícula biliar?
Os pólipos são geralmente descobertos por acaso, em ultrassonografias de abdome realizadas por causas diversas. A ultrassonografia é útil na identificação e acompanhamento dos pólipos, apesar de que exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia endoscópica pode ser úteis quando se precisa de imagens mais detalhadas.
E como saber se podem causar câncer?
A maneira mais segura é retirando a vesícula para análise em laboratório de Patologia. Os pólipos malignos geralmente são grandes, acima de 2 cm, ou apresentam crescimento rápido.
Como tratar?
Por segurança, pólipos acima de 0,5 cm tem indicação de cirurgia, assim como os que apresentam crescimento rápido. Apesar de existirem protocolos que só indicam cirurgia com pólipos acima de 1 cm, não é uma conduta de rotina no nosso meio.
A cirurgia indicada é a colecistectomia videolaparoscópica, como nos casos de cálculos de vesícula biliar. Mas pólipos acima de 1 cm, ou com suspeita de câncer, são indicados para cirurgia aberta, porque pode ser necessário retirar gânglios e uma parte do fígado ao redor da vesícula.
Mais conteúdo no Instagram @drviniciusbravo
Quer marcar uma consulta? Fale com nossa Secretária!
Você também pode gostar:
- Balão Intragástrico
- Cirurgia Bariátrica em Pacientes com Diabetes tipo 2
- Suplementação após a Cirurgia Bariátrica
- PÓLIPOS DE VESÍCULA BILIAR
- Bypass Gástrico e Sleeve